Maddog

Jon “Maddog” Hall atua no universo da tecnologia desde 1969 e é sem dúvida um dos nomes mais respeitados na comunidade de desenvolvedores do movimento do Software Livre. O apelido, Maddog, lhe foi dados por seus alunos na Hartford State Technical College, onde ele era Chefe do Departamento de Ciência da Computação, e, segundo ele próprio, “vem de um tempo em que eu tinha pouco controle sobre o meu temperamento”. E este é o mesmo homem que hoje é o diretor da Linux International e membro dos conselhos de várias empresas e organizações não governamentais, incluindo a Associação USENIX.

Seu interesse por Linux surgiu na época em que trabalhava na Digital Equipment Corporation, onde obteve equipamentos e recursos para que Linus Torvalds pudesse completar a primeira versão do Linux para a plataforma Alpha da Digital. Foi nessa época que Hall, que mora em New Hampshire, deu início ao Grupo de Usuário Linux de seu estado. Iniciativa que lhe rendeu, anos mais tarde, um Prêmio de Reconhecimento para Toda a Vida por seus serviços à comunidade de Código Fonte Aberto no UK Linux and Open Source Awards 2006. Hall ainda possui mestrado em Ciência da Computação pelo Rensselaer Polytechnic Institute (1977) e um Bacharelado em Comércio e Engenharia pela Drexel University (1973).

Maddog é conhecido por ser um orador excepcional, daqueles que contagiam o público com seu carisma pessoal e vem ao FISL16 com muito conhecimento livre para compartilhar! Preparados? =)